Energia solar na chuva: como funciona e como potencializar o desempenho

Autor:
mdsolar
Publicado em
17 de janeiro de 2024
Energia Solar na Chuva

A energia solar é uma fonte de energia renovável e sustentável que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Isso se deve, principalmente, aos altos custos da energia elétrica e aos benefícios ambientais da energia solar.

Um dos principais questionamentos sobre a energia solar é como ela funciona em dias nublados ou chuvosos. Neste artigo, vamos explicar como a energia solar funciona na chuva e como potencializar o desempenho do sistema fotovoltaico.

 

Como funciona a energia solar na chuva?

As placas solares captam a luz do sol e transformam em energia elétrica. Mesmo em dias nublados ou chuvosos, as placas solares ainda conseguem captar a luz do sol, embora em menor quantidade.

O que muda com a energia solar na chuva é que a potência da geração de energia é reduzida. Isso significa que o sistema será capaz de gerar menos energia em um dia de chuva do que em um dia ensolarado.

No entanto, mesmo em dias nublados ou chuvosos, o sistema fotovoltaico ainda pode gerar uma quantidade significativa de energia.

 

Dimensionamento do projeto

O dimensionamento do projeto fotovoltaico é uma etapa fundamental para garantir o desempenho do sistema. Essa etapa consiste na análise do local em que será instalado o sistema, bem como a identificação dos equipamentos adequados para seu funcionamento.

No caso de regiões com maior incidência de chuva, é ainda mais necessário dimensionar o potencial de energia para garantir que o posicionamento das placas solares seja mais eficiente.

Para o dimensionamento do projeto, é considerado o consumo de energia diária do local além da insolação na região em que o sistema será instalado.

 

Como armazenar energia para períodos de baixa incidência solar?

Existem dois formatos possíveis de geração de energia solar: on grid e off grid.

No modelo on grid, o sistema fotovoltaico é conectado à concessionária de energia local, o que dá direito a compensação de créditos, que é abatido na conta de luz. Neste caso, quando o sistema não gera energia suficiente, a rede elétrica que vem da concessionária fornece o restante de energia que o local necessita.

No modelo off grid, o sistema fotovoltaico é autônomo e não é conectado à rede elétrica. Neste caso, é necessário armazenar a energia gerada durante o dia para uso durante a noite ou em períodos de baixa incidência solar.

Para armazenar energia, é possível usar baterias solares.

A energia solar é uma opção viável mesmo em regiões com maior incidência de chuva. Com um bom dimensionamento do projeto e a utilização de equipamentos de qualidade, é possível garantir o desempenho do sistema fotovoltaico mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as nossas novidades em primeira mão

Promoções, novas tecnologias e linhas de crédito facilitadas, inscreva-se na nossa News e receba antes de todo mundo.

Nós podemos mostrar como é fácil e acessível possuir soluções de energia solar em qualquer setor, empresarial ou residencial.

Entre em contato

Local: Rod. José Carlos Daux, 15228 – Vargem Pequena, Florianópolis – SC, 88052-401

Fone: (48) 9 9827-0250

E-mail: contato@mdsolar.com.br

Todos os direitos reservados para MD Solar © 2023.

Site desenvolvido por Game of Posts.